06/10/2021 às 16h43 - atualizada em 06/10/2021 às 16h54
184
Wagner Carvalho
Maringá / PR
Maringá foi “tomada” por formigas gigantes nesta terça-feira, 5, e a grande quantidade de insetos vista em vários pontos da cidade virou assunto das conversas. De acordo com Rogério Lima, biólogo da Prefeitura de Maringá, as formigas estão no período de acasalamento e, por isso, são vistas com tanta facilidade e em maior número. O que talvez poucos saibam é que estes insetos já foram muito consumidos e mesmo hoje, quando o consumo não é mais indicado, está presente em preparos culinários diversos.
Segundo o chef de cozinha e professor de gastronomia da UniCesumar Fernando Serra de Oliveira, a formiga tanajura, ou içá, era geralmente consumida por povos mais antigos, principalmente dentro da cultura indígena. No entanto, atualmente, não há mais uma indicação de consumo deste tipo de inseto, principalmente os encontrados em áreas urbanas.
“Existem outras formigas que são destinadas ao consumo, estas muito comuns no norte do Brasil. Esta que vimos ontem [em Maringá], algumas pessoas mais antigas relataram que eram consumidas como uma farofa, frita na manteiga, etc. Por ser uma cultura indígena, o consumo destes insetos ficou mais em farofas, refogados, fritura em óleo ou manteiga, em arroz”, explica o chef de cozinha.
Oliveira ressalta que, apesar de menos comum, a tanajura ainda é ingrediente de vários pratos em restaurantes brasileiros. No entanto, além da falta de recomendação do uso, insetos que têm finalidade de consumo vêm de criadouros que têm controle de produção para não oferecer nenhum risco à saúde.
FONTE: GMC Online
0 comentários
Notícias
Blog/coluna Tudo sobre as notícias da Cidade e Região!Há 2 mêss
Informativo aumento de salário 2022Há 2 mêss
Churrasco Comemorativo ao dia do TrabalhadorHá 5 mêss
EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIAHá 9 mêss
Atletas maringaenses conquistam ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-JitsuHá 9 mêss
Formigas tanajuras vistas em Maringá são opção para culinária?